Atenção, Memória e Lucidez

Por observações pessoais percebo que a LUCIDEZ cotidiana (sem considerar a multidimensionalidade) está intimamente ligada com a qualidade da ATENÇÃO que se dispende na percepção do que se está fazendo ou ocorrendo com você neste exato momento, ou seja, no presente.

Comigo já aconteceu várias vezes de ter que voltar para verificar se a porta do carro ou da casa estava trancada (logo após eu ter acabado de trancar) porque pela falta de atenção no que eu fazia, não conseguia lembrar do que havia feito: trancado ou não; ou mesmo ter que lavar duas vezes a mesma parte do corpo no banho pelo mesmo motivo; ou mesmo esquecer que já disse algo para uma pessoa e dizer novamente, ou não saber se falou com aquela pessoa ou com outra sobre determinado assunto.

Falta de ATENÇÃO. A falta dela interfere em nossa capacidade de acessar nossa MEMÓRIA.

Falo da capacidade de ACESSAR a MEMÓRIA pois tudo a nosso redor é registrado por nossas percepções e parapercepções, seja de forma consciente, seja inconsciente.

Quando estamos conscientes dos fatos, ou seja, focamos nossa ATENÇÃO neles, podemos recordá-los mais facilmente, conquanto fatos registrados de forma inconsciente são muito difíceis de serem relembrados ou mesmo perceber ter vivenciado de fato.

Chamo ATENÇÃO para essa questão porque se não conseguimos LUCIDEZ no dia a dia como poderemos estar LÚCIDOS EXTRAFISICAMENTE? Ou mesmo melhorar nossa LUCIDEZ MULTIDIMENSIONAL?

Manter-se sempre pensando no que vai fazer ou no que fez sem perceber o que está acontecendo no momento com você, ocasiona baixa LUCIDEZ e MEMÓRIA falha.

Não estou dizendo que você não deve refletir sobre suas ações passadas ou  planejar o futuro, estou apenas dizendo que você deve fazer isso em um tempo em que pare, sente e pense, para que isso não tome seu tempo e LUCIDEZ em horários nos quais você deveria prestar mais ATENÇÃO em suas ações e no ambiente ao seu redor, como no trânsito, no trabalho, no tempo com a família.

É preciso que você tenha um tempo para si mesmo, para fazer suas reflexões, para que em cada momento do seu dia você esteja o mais LÚCIDO possível e assim, em cada momento das suas PROJEÇÕES CONSCIENTES você também consiga estar o mais LÚCIDO possível para aproveitar ao máximo a experiência e melhorar o acesso à sua MEMÓRIA.

Assim, podemos concluir que:

MAIS ATENÇÃO = MAIS LUCIDEZ = MELHORA MEMÒRIA

Você concorda com isso, Consciência?

Anúncios
    • Marcell”
    • 6 de julho de 2011

    Se bem me lembro, os gnosticos chamam esse “prestar atenção em si mesmo e nos próprios atos” de Dinâmica do Observador Observado.
    De fato, tudo que você disse tem fundamento.

    • Mana Celani
    • 4 de março de 2015

    Parabéns, muito bom este texto, faz com que paremos para nos auto-analisarmos. Acredito que o ser humano está muito longe dessa lucidez, pois sofremos com as imposições educacionais, psicológicas, desde que nascemos até o dia em que descobrimos e despertamos para algo além do que nos foi ensinado (ou imposto). Mas como a evolução é inerente ao homem, cada um terá sua oportunidade para as devidas descobertas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: